sábado, 21 de junho de 2014

ATIVIDADE 3.2

                                 PROJETO



                                








 MARIA CASSIMIRA DA SILVA

            JUSTIFICATIVA

A musica e muito importante na vida das crianças representa uma fonte de estímulosequilíbrio, felicidade e auto estima para a criança, através de seu poder criador e libertador, torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado não só na pré-escola mas em todos os níveis de escolaridade.Trabalhar musica na escola e continuar o universo que a criança já trás consigo. O desenvolvimento  intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas e fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio.
Através  das atividades musicais promovem-se a socialização e as trocas de aprendizagem desmitificando a maneira ,estática e monótona do cotidiano escolar e que pode modificar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem  e é utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo.
A música vem desempenhando, ao longo dos tempos, um importante papel no desenvolvimento humano, seja no aspecto religioso, seja no moral, contribuindo assim para aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercícios de cidadania.
Receber educação com a influencia da música não significa, portanto , aprender a tocar instrumentos musicais como, piano, violino ou violão, mas envolver várias disciplinas como, português, matemática, artes, a física e outros.
Usando o método musical o individuo terá mais facilidade de memorização e aprendizagem além de estimular a imaginação e favorecer o exercício da cooperação, criatividade e autonomia
Se for usada de uma forma planejada a música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas bem direcionadas.




                                   Objetivo geral
Utilizar a música como um método facilitador no processo ensino aprendizagem, dando-lhes oportunidade de expressar sensações, sentimentos e pensamento, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
                                   


 Objetivos Específicos
       Explorar a música para se expressar interagir com os outros e ampliar              seu conhecimento.

      Desenvolver a linguagem e a autoestima.
      Instigar a imaginação a criatividade e a memorização.
Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação.
      Auxiliar o desenvolvimento corporal e harmônico.
Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
       Motivar a expressão corporal no sentido crítico e grupal.
       Desenvolver a linguagem oral enriquecendo experiências e ideias que vão formar o pensamento.
 

Desenvolvimento
Através dos diversos tipos de músicas, desenvolver atividades para a compreensão e interpretação musical aproveitando os conhecimentos prévios dos alunos;
Dramatização de musicas usando fantoches e outros recursos, cantigas de roda e brincadeiras, usando o próprio corpo através de movimentos coordenados e livres.
Cantar as músicas com as crianças chamando sempre a atenção para o título da mesma. Executar as atividades de formas diversificadas e, todas as atividades serão realizadas levando em consideração a faixa etária de desenvolvimento que as crianças se encontram.
 Desta forma integraremos as disciplinas curriculares, despertando o interesse de nossos alunos, respeitando as diferenças e tornando os trabalhos interessantes e divertidos.
Desenvolver a Psicomotricidade das crianças através dos movimentos que a música proporciona. Desta forma integraremos as disciplinas curriculares, despertando o interesse de nossos alunos, respeitando as diferenças e tornando os trabalhos interessantes e divertidos.

Cronograma: O projeto será desenvolvido durante o ano Letivo de 2013
Turma: berçário ao pré II

                                    Avaliação:
Será feita através da observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança.

               


   REFERÊNCIAS

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação.
Preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. Ed. São Paulo:
Summus, 1988.

GREGORI, Maria Lúcia P. Música e Yoga Transformando sua Vida. Rio de Janeiro:
DP&A, 1997.

SNYDERS, Gerges. A escola pode ensinar as alegrias da música. 22. Ed.
São Paulo; Cortez, 1994.
www.iacat.com/revista/recreart/.../musicoterapia.htm.

BRASIL - Parâmetros curriculares nacionais: arte/ Ministério da Educação.
Secretaria da educação fundamental. -3. Ed.-Brasília: a secretaria, 2001.
REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /
Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
36 p.: il.
ISBN: 978-85-7783-048-0

1. Educação Infantil. 2. Proposta Pedagógica. I. Título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário