quarta-feira, 25 de junho de 2014

ATIVIDADE3.3 BUSCANDO PONTES DE COOPERAÇÃO COM A COMUNIDADE

Cursista: Maria Cassimira Da Silva.



Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e saber expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Pensar e aprender a raciocinar, a organizar o discurso, submetendo-o a critérios. O desenvolvimento da habilidade de raciocínio é fundamental para a compreensão do mundo. Além do raciocínio, a emoção facilita ou complica o processo de conhecer. O problema que norteia esse trabalho está ligado à filosofia na maioria das escolas, que não estão preparadas para incluírem no currículo escolar o aprendizado utilizado pelos meios de comunicação, fazendo com que a criança não faça parte da evolução tecnológica. A escola é fonte importante para que ocorra esse processo, uma vez que, quase todas as crianças perpassam pela escola no seu período de infância e adolescência, e até mesmo na maior idade, o que significa que a escola no geral é local frequentado por quase todos, fato que oportuniza ao professor e escola a se adequarem sobre a importância e influencia da mídia no ensino aprendizagem. A TV pode até estar ausente nas salas de aulas quando se tratando de canais abertos ou fechados, mais os alunos telespectadores estarão presentes com as informações, uma vez que assistem fora da escola, neste sentido a escola pode  então trabalhar sua prática de ensino voltado às mensagens que a TV propicia. Assim os alunos deixam de ser somente telespectador e são transformados em telespectadores críticos-construtivos, passando a assistir a TV com objetivo. Com os desenhos animados a criança não só desenvolve sua atenção, habilidades artísticas, imaginação assim como também amplia seu léxico de palavras para melhor descrever seus textos, é um recurso que os professores podem estar utilizando, tornando assim as aulas mais atrativas de modo lúdico, livres e divertidas contribuindo assim para a interação de todos. Os alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, valorizando pelo educador o interesse, a participação e o desempenho individual e em grupo nas atividades propostas durante todo o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário