Cursista: Maria Cassimira Da Silva.
Conhecer significa
compreender todas as dimensões da realidade, captar e saber expressar essa
totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Pensar e aprender a
raciocinar, a organizar o discurso, submetendo-o a critérios. O desenvolvimento
da habilidade de raciocínio é fundamental para a compreensão do mundo. Além do
raciocínio, a emoção facilita ou complica o processo de conhecer. O problema
que norteia esse trabalho está ligado à filosofia na maioria das escolas, que
não estão preparadas para incluírem no currículo escolar o aprendizado
utilizado pelos meios de comunicação, fazendo com que a criança não faça parte
da evolução tecnológica. A escola é fonte importante para que ocorra esse
processo, uma vez que, quase todas as crianças perpassam pela escola no seu
período de infância e adolescência, e até mesmo na maior idade, o que significa
que a escola no geral é local frequentado por quase todos, fato que oportuniza
ao professor e escola a se adequarem sobre a importância e influencia da mídia
no ensino aprendizagem. A TV pode até estar ausente nas salas de aulas quando
se tratando de canais abertos ou fechados, mais os alunos telespectadores
estarão presentes com as informações, uma vez que assistem fora da escola,
neste sentido a escola pode então
trabalhar sua prática de ensino voltado às mensagens que a TV propicia. Assim
os alunos deixam de ser somente telespectador e são transformados em telespectadores
críticos-construtivos, passando a assistir a TV com objetivo. Com os desenhos
animados a criança não só desenvolve sua atenção, habilidades artísticas,
imaginação assim como também amplia seu léxico de palavras para melhor
descrever seus textos, é um recurso que os professores podem estar utilizando,
tornando assim as aulas mais atrativas de modo lúdico, livres e divertidas
contribuindo assim para a interação de todos. Os
alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das
atividades, valorizando pelo educador o interesse, a participação e o
desempenho individual e em grupo nas atividades propostas durante todo o
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário